A importância do couro na história da moda masculina

Atualmente, quando falamos em couro, podemos pensar diretamente em itens de luxo presentes em guarda-roupas e suas possíveis aplicações para setores como mobiliário e automobilístico de alto padrão. Entretanto, este material faz parte do desenvolvimento da sociedade como um todo, possuindo uma importância cultural e histórica desde os primórdios da civilização humana. E esta relação direta entre o couro e o homem reflete na sua aplicação atual na moda masculina.

  • A história do couro e da civilização

Podemos afirmar que o material foi fundamental na história humana, afinal, um dos motivos pelo qual os indivíduos passaram a viver em bandos, ainda no Período Neolítico, foi para facilitar a caça e a coleta. Neste momento, o couro entregava a proteção térmica necessária para a vestimenta dos humanos.

Com o desenvolvimento da vida em sociedade, ainda na História Antiga, o couro era a matéria-prima para a fabricação de armaduras e utensílios bélicos. Já na Idade Média, ele passou a ter sua utilização relacionada com a nobreza, agregando um alto conceito de valor presente até os dias de hoje. No último século, esta percepção foi muito influenciada e alavancada por fenômenos culturais como o cinema, a música e demais movimentos artísticos.

  • A mudança de comportamento gerada pela moda masculina

Já a evolução da moda masculina é algo muito recente. Se voltarmos apenas 80 anos no tempo, podemos perceber que isto era basicamente relacionado aos ternos e chapéus utilizados por praticamente 99% dos homens que viviam em grandes centros. Foi justamente a partir das décadas de 1950 e 1960, fomentadas por fenômenos culturais, que a moda masculina passou a se reinventar, mudando o comportamento e a forma de consumo dos homens.

De chapéus e ternos que raramente sofriam mudanças no corte, passamos a ver uma grande variedade de artigos, como sapatos, tênis, jaquetas de couros, calças jeans, roupas coloridas e estampadas, camisas de flanela e muito mais. Cada década ou geração foram marcadas por algum estilo em específico ou forma de utilização destas vestimentas e acessórios.

Falando especificamente do couro, ele se faz presente nestas mudanças, participando ativamente de movimentos culturais e auxiliando cada vez a gerar mais interesse do sexo masculino na moda. O couro e o homem sempre tiveram uma relação íntima. Nos dias atuais, a partir dele são desenvolvidos sapatos, cintos, mochilas, bolsas, carteiras e muitos outros itens utilizados pelo homem em sua rotina;

Desta forma, a Courovale se coloca como referência na produção de artigos de couro com foco na qualidade e inovação para fabricação de acessórios para a moda masculina. Entre em contato e conheça nossas coleções!