A sustentabilidade como um valor ético e moral

Como empresa que é focada na venda de couros acabados, a Courovale tem a responsabilidade legal de se enquadrar a uma série de exigências previstas em Legislação. E com naturalidade implantamos uma ampla política de sustentabilidade, que prevê a rastreabilidade dos couros, a gestão de resíduos, o reuso de água e o acompanhamento de substâncias restritivas

 

Essa política é embasada em três pilares vitais que se complementam:

 

  • Os aspectos econômicos

 

Que visa promover a melhoria contínua da nossa produção, buscando a rentabilidade financeira do negócio, oferecendo qualidade em produtos para a satisfação do nosso público.

 

  • Os aspectos ambientais

 

Que tem como objetivo otimizar os recursos naturais e eficiência energética, respeitando a legislação ambiental e preservando o meio ambiente

 

  • Aspectos sociais:

 

E por fim, preservando o indivíduo. Respeitando a inclusão social, a diversidade cultural e promovendo a saúde e segurança dos nossos funcionários.

 

 Tudo isso se refere a parte das responsabilidades e obrigatoriedades, e é o nosso papel, evidentemente como uma empresa que se posiciona no mercado e é tida como referência positiva no segmento, nos portarmos desta forma.

 

Porém, levamos o assunto “sustentabilidade” muito além daquilo que nos seria previsto por força de lei. Consideramos o tema de extrema relevância pensando no próximo e nas futuras gerações, e esta é uma mensagem que gostaríamos de levar adiante. 

 

Uma questão humanitária

 

Ser e viver de maneira sustentável deixou de ser apenas uma obrigação: é uma questão ética e moral. É traçar a existência presente, pautada no futuro. Sustentabilidade, em linhas simples, é todo processo que busca preservar da melhor maneira possível o meio ambiente. De acordo com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), “para falar de desenvolvimento sustentável é necessário reconhecer que existem limites para os recursos naturais”. 

 

Sendo assim, “desenvolvimento sustentável” é a capacidade de atender as necessidades do presente sem comprometer a habilidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades. Em termos práticos, “sustentabilidade significa suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras”.

 

Estes são os valores e conceitos que realmente regem os nossos esforços em prol da sustentabilidade, e não somente àqueles que teríamos que nos adequar. Nós entendemos que existem impactos envolvidos em nossos processos, no entanto, adotamos meios de garantir o equilíbrio e a preservação. 

 

Nós da Courovale nos preocupamos em participar de um movimento que traga benefícios a todos. Que nada falte ao próximo hoje ou em um futuro distante!