Institucional

A importância do couro brasileiro para mercados ao redor do mundo

O Brasil possui papel de protagonista no mercado mundial do couro bovino, sendo referência em qualidade, inovação e quantidade para exportação. Isto ocorre em função do país contar com um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, tendo em vista que o couro é um subproduto do segmento alimentício, fomentando uma indústria upcycling.

Segundo dados e informações do Centro de Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), o setor movimenta cerca de US$ 2 bilhões por ano, através das mais de 3 mil indústrias que lidam diretamente com este material. Isto gera uma enorme quantidade de empregos e renda.

Em maio deste ano, o total de colaboradores destas indústrias está em cerca de 31 mil empregados diretos, com um índice positivo se comparado com o mesmo período de 2021. Contudo, este número é ainda maior se considerarmos os empregos indiretos e empresas que prestam serviços ou produzem componentes para o setor coureiro calçadista.

E grande parte desta importância socioeconômica do couro brasileiro está na grande capacidade de exportação para mercados mundiais. Ainda de acordo com o CICB, apenas nos últimos três meses – abril, maio e junho de 2022 – foram quase US$ 335 milhões em exportação de mais de 36 milhões de metros quadrados de couro para o exterior.

  • Conheça os principais mercados atendidos pelo couro brasileiro

Sudeste Asiático:
Os principais compradores do couro brasileiro estão nesta região. China e Hong Kong possuem o maior market share e contam com uma participação brasileira de 9,9% no fornecimento deste material nobre para suas fábricas.

México:
O grande foco da exportação de couro brasileiro para o México está em atender a grande demanda de suas indústrias calçadistas e automotiva de alto padrão, que são, respectivamente, a nona maior do mundo em calçados e a oitava em automóveis.

Europa:
No Velho Continente, os maiores mercados compradores são o da Itália e Espanha. No primeiro, o Brasil é o maior exportador de couro acabado e segundo maior em wet blue. Já no segundo, a participação do couro brasileiro ainda é baixa, mas possui um enorme potencial para os próximos anos.

Estados Unidos:
Um dos maiores mercados que trabalham com o couro está na América do Norte, possuindo a indústria estadunidense um market share de 3%. Destes, o couro brasileiro é segundo mais comprado, com maior participação do couro acabado.

Em suma, a Courovale faz parte ativa deste segmento tão importante para a economia do Brasil, fomentando empregos e renda através do desenvolvimento de artigos de alta qualidade de couro para o uso no mercado nacional ou exterior. Conheça mais de nossas coleções em nosso site ou redes sociais e entre em contato conosco!