Coleção

Um pouco sobre a história do couro

O couro possibilita a criação de artigos memoráveis. Ele faz parte do imaginário de muitos como um material nobre, que proporciona estilo a quem o usa. Muito associado a proteção, requinte e personalidade. O couro é marcante e pertence a um patamar de destaque entre indumentárias e acessórios. A Courovale se orgulha em ser uma das principais representantes do Sul do Brasil a oferecer para o mercado, acabamentos de alto padrão, usados como matéria-prima de peças de destaque, além de ser o único curtume do Brasil a possuir certificação Diamante CSCB.

Mas de onde vem tamanho valor sobre o material? Originalmente, de períodos pré-históricos. Levada pelas intempéries do clima, além da ação da natureza e animais predatórios, a humanidade viu no couro uma forma de proteção e aquecimento. O homem primitivo percebeu no material a vestimenta necessária para enfrentar as adversidades, além de ser de extrema utilidade para elaboração de instrumentos de caça e proteção.

Se estima que os primeiros artefatos de couro datam 1.300 anos aC, e seguiram presentes nas civilizações que precederam, sempre se inovando e aperfeiçoando. A curiosidade humana passou a ser instigada por técnicas de amaciar e preservar o couro, originalmente estimuladas por graxa animal e fumaça. Nascia, então, os primeiros movimentos pelo curtimento do material.

  • A evolução do couro para os dias atuais

A técnica, no entanto, ganhou força e foi realmente aperfeiçoada pelos hebreus há quatro mil anos, que viram no uso da casca de carvalho uma forma eficiente de manter as peças hidratadas e conservadas. Os chineses e gregos conheceram o couro antes mesmo de desenvolverem sistemas de escrita. A evolução do couro também teve proeminência histórica para os romanos, egípcios e povos nórdicos, que adotaram a pele como vestuário de guerra.

A forma de manejo do couro como conhecemos atualmente, no entanto, teve sua origem no fim do século XIX. Nos EUA, químicos observaram que a ação dos sais crômicos sobre as peles, resultava em um tipo diferente do couro não flexível, que até então era desconhecido. O curtimento com cromo acabou substituindo com eficácia métodos mais demorados e rudimentares, com resultados muito superiores. O processo de manejo atual ganhou novas técnicas e tecnologias menos nocivas à saúde e sustentáveis.

E assim o couro atravessou a história. Na sociedade contemporânea ganhou status de rebeldia e liberdade através das estrelas do cinema hollywoodiano, como James Dean e Marlon Brando. Também foi emblemático na I Guerra Mundial através das jaquetas Bomber, usadas pelos pilotos da aviação americana. Um símbolo de bravura!

Atualmente, os acabamentos em couro se tornaram essenciais para a cultura moderna, estando presente em artigos de vestuário, decoração, móveis e utensílios. E em diversas formas, cores e estampas. A Courovale faz parte da história presente do couro e é figura representativa na cadeia produtiva com diversos acabamentos. Conheça mais o nosso trabalho e entenda porque somos referência de mercado!